segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Uma volta pelo centro de Sampa

Essa semana fui -por obrigação-três vezes ao centro de São Paulo e eu pude mais uma vez concluir que São Paulo é mesmo um estado acolhedor,aqui tem pessoa e lugares pra todos os gostos mesmo,você vê de tudo e mais um pouco.
Saindo da estação Julio Prestes da CPTM vi logo de cara alguns mendigos eles "moram" em uma grande praça que tem enfrente a estação um lugar sem cobertura nenhuma só com alguns poucos bancos,não vi crianças lá mas vi jovens,adultos e alguns idosos abraçados nos seus cobertores velhos e um tanto quanto sujos-estava muito frio nesse dia-jogando conversa fora uns com os outros,em meio à uma conversa eles davam uma risada e na rapida passagem minha por lá -lá era o caminho pro meu destino final-vi que eles olhavam pra pessoas que passavam ali meios cabisbaixo como se quisessem pedir algo;o dificil e triste de passar por esse caminho é ver de perto a realidade de muitas pessoas.Passando esse pedaço cheguei em um ponto famoso pelo comercio de coisas eletronicas aqui em sampa,a Santa Efigênia,lá vi uma familia de chineses vendendo alguns produtos em um dos boxes de uma galeria,deu pra perceber que eles já estavam no Brasil à algum tempo,pois falavam um misto de chines com português,um tanto quanto dificil de entender e um dialeto até engraçado de se ouvir.Andando mais um pouco vi em um outro box da galeria um homem com um sotaque que era uma mistura de espanhol com portugues,o famoso portunhol,esse era até mais facil de se entender,o homen era até muito simpatico explicava sobre os aparelhos que ele vendia e fazia algumas brincadeiras.Mais pra frente vi alguns bolivianos que não falavam português,reconheci que eles eram bolivianos pela aparencia,todos iguais o Evo Morales-presidente da Bolivia.Vi mais alguns "representantes" alguns paises nesse meu passeio forçado ao centro da cidade.Mas sem esquecer dos Brasileiros que nasceram em outros estados e que estão aqui à passeio ou morando,eles e os seus sotaques tipicos de cada região.E ai que eu entendi o por que Paulista não tem sotaque por que nos não temos sotaque,o nosso jeito de falar é uma mistura de todos os sotaques que vemos por aqui.Sem contar as diferentes religões que eu vi por lá tmb.
Mas voltando ao primeiro topico que eu falei lá em cima logo apos de ter visto varios mendigos-sem ter onde morar e o que comer-,vi algumas pessoas ricas,com suas roupas de grifes bem caras e seus carros lindos e caros;uma diversidade sem tamanho,um choque de realidade.
E eu recomendo à todos os moradores de sampa uma volta pelo centro da cidade,recomendo aos turistas também esse passeio;tenho certeza que vocês iram se surpreender com a diversidade cultural que São Paulo tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário